“Nós precisamos buscar alternativas para pararmos de mandar todo lixo para debaixo da terra. Este encontro é importante porque estamos construindo conjuntamente uma solução para esse problema, preservando o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população e gerando emprego e renda”. Com essa frase o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, iniciou a reunião Pública Sobre Resíduos Sólidos Urbanos e Projetos de Coleta Seletiva no Âmbito do Acordo MP/CESP, nesta sexta-feira, 19, em Presidente Prudente.
Estavam presentes no encontro, representantes dos 57 municípios que participam do projeto (inclusive o município de Caiuá). “Os resíduos sólidos constituem um grande desafio para a sociedade, tendo em vista o aumento na geração, os problemas ambientais e sociais diretamente relacionados ao destino inadequado, condições de trabalho e riscos à saúde pública, e a necessidade de superar essa situação e construir uma nova cultura ambiental, embasada em compromissos legais e éticos”, afirmou o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho.
O encontro visou esclarecer os gestores a respeito da situação dos projetos apresentados no acordo MP/CESP; incentivar técnicos e gestores municipais, catadores de materiais recicláveis e outros parceiros a desenvolverem atividades conjuntas para o gerenciamento de resíduos; e contribuir para a melhoria ambiental e da qualidade de vida da região, com geração de trabalho e renda.
O secretário apresentou os avanços das ações da Secretaria na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, apoio aos planos municipais, melhoria da gestão dos resíduos e educação ambiental.
O acordo MP/CESP prevê repassar R$ 49 milhões em projetos de interesse ambiental na região do Pontal do Paranapanema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário