sexta-feira, 19 de julho de 2013

Oficina Preparatória para Operação Estiagem - Prefeitura Municipal e Defesa Civil do Município de Caiuá


Nos dias 17 e 18 de Julho foi realizado em Presidente Prudente na UNESP a Oficina Preparatória para Operação Estiagem. Participaram do Curso o Secretário Municipal de Meio Ambiente João Paulo Ferro , os técnicos agrícolas Mayan Alves e Paulo Adverse, a auxiliar de enfermagem Fabiana do Carmo, o Servidor Braçal Otávio Barbosa o Secretário Municipal da Agricultura Lino de Macedo e o Engenheiro Agrônomo David Jacinto.
O curso teve como objetivo alertar e auxilar os participantes sobre as prevenções e combates a incêndios florestais. A Defesa Civil do município de Caiuá receberá 1(um) kit de combate a incêndio em cobertura florestais.


Participaram do Evento 54 municípios da região de Presidente Prudente.

MATERIAIS QUE COMPÕE O KIT:

07 Abafador para incêndio
03 Bomba Costal Flexível
07 par de luvas de raspa
03 Enxadões;
07 Facões com bainha;
07 óculos
03 Lanternas 

07 Cantís














sexta-feira, 12 de julho de 2013

Plantio de 2.000 mudas nativas na Fazenda Velha Caiuá em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal


Nos dias 04,05 e 12 de Julho foram realizados o plantio de 2.000 mudas de árvore nativa na margem do córrego da invernada afluente do córrego caiuazinho na Fazenda Velha Caiuá. O Plantio foi realizado pelos funcionários da Fazenda em parceria com a Secretária de Meio Ambiente Municipal de Caiuá. Para ajudar o desenvolvimento das mudas foi colocado nas covas adubo orgânico e Gel Fixador (dissolvido em água), onde as plantas serão irrigadas semanalmente. O Projeto Fomento Florestal foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Fazenda Velha Caiuá e a CESP.

As mudas foram plantadas em área de APP (Área de Preservação Permanente), obedecendo as resoluções do CONAMA n° 302/2002; n° 303/2002 e ao Novo Código Florestal Federal referente à LEI n° 12.651, de 25 de Maio de 2012 – “Art. 4° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:
a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja:
1 - de 30m (trinta metros) para os cursos de d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;”













quinta-feira, 4 de julho de 2013

CAIUÁ MONITORA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE

O monitoramento da Estação de Tratamento de Efluente de Caiuá é realizado todo mês. São feitas 4 (quatro) coleta de amostras, sendo uma a montante e outra á jusante da lagoa de tratamento. As outras duas coletas foram realizadas a montante e a jusante do córrego caiuazinho. A coleta das amostras são feitas mensalmente, para se obter o controle dos parâmetros Físico-Químicos e Bacteriológicos (PH, DBO, DQO, OD, Temp., Coliformes Fecais, Coliformes Totais). O monitoramento da estação de Tratamento de Esgoto é realizado para se obter o acompanhamento da eficiência da lagoa de tratamento de esgoto e também tem o intuito de proporcionar “limpeza" da água, retornando-a para o rio sem sujeiras e detritos.
A coleta das amostras é feita 1(uma) vez por mês com o acompanhamento de profissional técnicos do Departamento de água e esgoto e do setor de meio ambiente municipal.  A empresa SANEBRAS - empresa terceirizada responsável pelos resultados Físico-Químicos e Bacteriológicos da Estação de Tratamento de Efluente, coleta as amostras e são levadas para o laboratório da própria empresa para serem feito os estudos dos parâmetros da água e dos efluentes. 
O acompanhamento da Secretaria do Meio Ambiente se deve pelo fato da existência do programa Município Verde/Azul, que tem como uma de suas diretivas o Esgoto Tratado, e exige o automonitoramento da Estação de Tratamento de efluentes através de arquivos comprobatórios.







CAIUÁ COLETA ÓLEO DE COZINHA USADO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAIUÁ ESTÁ ARRECADANDO ÓLEO DE COZINHA USADO. O PROJETO CHAMA-SE ÓLEO  LEGAL E TROCA A CADA 1 LITRO DE ÓLEO DOADO VOCÊ RECEBE 1 LITRO DE SABÃO ECOLÓGICO. UMA PARTE DO ÓLEO É UTILIZADO PARA FAZER O SABÃO ECOLÓGICO ARTESANAL, E A OUTRA PARTE É DESTINADA PARA A EMPRESA GRANOL, A PREFEITURA MUNICIPAL TEM UMA PARCERIA COM ESSA EMPRESA QUE TRANSFORMA O ÓLEO DE COZINHA USADO EM BIODIESEL.

PARA APRENDER A FAZER SEU SABÃO ECOLÓGICO, ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA.







MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO EM CAIUÁ

Mutirão do lixo eletrônico realizado dia 29/06/2013. Foram arrecadados vários tipos de lixo eletrônico como: monitores, televisores, celulares, pilhas e baterias, ventiladores, etc. Cada pessoa que trouxe o seu lixo eletrônico concorreu a vários prêmios.